Quem Somos

Nascemos com a missão de desenvolver uma comunicação católica eficaz, para promover a evangelização

Católicos de corpo e alma e apaixonados por comunicação. Foi desse encontro que nasceu, em 2010, a Parresia: agência pioneira do segmento católico, comprometida com a profissionalização da comunicação da Igreja.

Desde então, o time de especialistas da Parresia desenvolve soluções arrojadas para promover a evangelização: websites, portais, blogs, planejamento estratégico, campanhas publicitárias, informativos, jornais e revistas, peças gráficas e virtuais, vídeos, eventos, entre outros.

A atuação da agência está voltada, também, para a formação qualificada de agentes da Pascom e leigos envolvidos com atividades da área. Assim, ministra cursos e palestras e desenvolve materiais didáticos que orientam, informam e contribuem para a evolução da atuação voluntária, tão essencial à comunicação católica.

O resultado de todo esse trabalho tem sido revertido, continuamente, em incorporação tecnológica, qualificação técnica, investimentos em pessoal, infraestrutura e logística. Do atendimento à produção, da solicitação à entrega, uma agência exclusiva, completa para a Igreja.

Ao longo dos anos, o posicionamento ousado tem garantido à Parresia em uma posição de vanguarda no cenário da comunicação católica. Isso porque a agência se mantém firme no propósito de inovar para que a Igreja possa transpor qualquer barreira. Afinal, comunicação eficiente é sinônimo de vidas transformadas pela Palavra.

Nossa História

2010

O convite para produzir uma revista católica, a dúvida em assumir tal responsabilidade e o “sim” verdadeiro, após encontrar respostas em Deus. A Parresia nasceu da vontade do jovem católico Ricardo Gomes, graduado em jornalismo e publicidade & propaganda, em atuar a serviço da Igreja, através da profissionalização da comunicação católica. Com a conclusão bem sucedia do seu primeiro trabalho e colocando-se à disposição da vontade do Pai, Ricardo testemunhou as imagens que viu em oração se tornarem reais, sob a forte ação do Espírito Santo. Em uma experiência de adoração ao Santíssimo, sentiu-se conduzido a leitura de Mt 25, 23, quando ouviu o Senhor lhe dizendo que “se fores fiel no pouco, te confiarei muito mais”. Assim, no dia 1º de setembro de 2010, era inaugurada oficialmente a primeira sede da Parresia Comunicação Católica. Neste dia, a liturgia revelou o que seria a missão da Parresia. A leitura de Cor 3,9 “Nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.” O Sl 32,12 “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!” e o evangelho Lc 4,43Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.” 

2011

A Paróquia de Santo Antônio, Catedral da Diocese de Governador Valadares, foi o primeiro cliente Parresia. O resultado positivo da criação da marca e de um novo projeto editorial (Revista Catedral) trouxe para a Agência a oportunidade de reformular o portal da mesma Diocese. Em seguida, a Parresia assumiu a produção do jornal diocesano “Folha da Boa Nova”. Diante do aumento dos trabalhos, fez-se necessário a contratação de mais profissionais. A qualidade dos materiais chamavam atenção pelo encontro harmonioso da técnica, criatividade e espiritualidade. A Revista Nacional da Pastoral da Sobriedade foi outro importante trabalho desenvolvido naquele ano. Ainda em 2011, a participação do Ricardo na JMJ MADRID, despertou sua compreensão da necessidade da evangelização em todo o mundo, reforçando o seu compromisso de construir uma empresa capaz de auxiliar a Igreja Católica a ampliar sua presença através da comunicação. De volta ao Brasil, Ricardo testemunha para o clero sua experiência como peregrino e destaca a necessidade da Igreja do Brasil contribuir com a evangelização na Europa. Na Missa em ação de graças pelo primeiro ano da Agência, a liturgia do dia foi mais uma vez assumida como o chamado de Deus para a missão da Parresia: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes” Lc 5,4.

2012

Um ano de conquistas exponenciais. Com a estruturação interna, a profissionalização da equipe, investimentos em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos, a Parresia pode ampliar a carteira de clientes e, consequentemente, começar a se destacar no cenário nacional como uma agência referência na comunicação católica. O crescimento veio ao encontro da mudança de sede. De uma sala comercial, a Parresia foi transferida para uma casa de 400 m², com espaço interno para os escritórios e as áreas externas para oração, alimentação, recreação e descanso. 2012 também foi marcado pelas “Viagens de Fé”, projetos de turismo religioso realizados pela agência, responsável pela promoção de viagens a locais de espiritualidade em todo o Brasil. Naquele ano, as criações Parresia tiveram alcance nacional. Trabalhos como a diagramação do subsídio da JMJ RIO para a CNBB e a parceria com o Programa Revolução Jesus da Canção Nova já demonstravam o profissionalismo e a credibilidade conquistados pela Parresia. Na celebração em Ação de Graças pelos dois anos de Agência, a liturgia do dia (Mt 25, 14-30) confirmava o primeiro chamado de Deus sobre a sua missão: a fidelidade no pouco.

2013

Consolidada como uma agência comprometida com a evangelização por meio da profissionalização da comunicação católica, a presença da Parresia em importantes eventos de 2013 conferiu mais visibilidade ao seu trabalho, promovendo parcerias estratégicas. A participação na 51ª Assembleia dos Bispos e no Encontro Nacional dos Presbíteros contribuíram para que a agência se tornasse conhecida e reconhecida em todo o território nacional. O ano foi também marcado por visitas importantes a sede da empresa. Assim como foi recebida onde esteve, a Parresia também recebeu com alegria e entusiasmo ilustres convidados: arcebispos, bispos, padres e outras personalidades ligadas à Igreja, que conheceram de perto os trabalhos da Agência e deixaram significativas contribuições. A inauguração da Capela São Paulo, em 25 de janeiro, foi um marco singular na história da Parresia, fortalecendo a espiritualidade local. Na liturgia da Missa em Ação de Graças pelos três anos de Parresia, o Senhor exortava à equipe sobre o caminho da humildade: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor.” Eclo 3, 20

2014

No dia 4 de janeiro, a Parresia abre suas portas no Centro Empresarial Praia da Costa, na cidade de Vila Velha (E.S). É o início de um novo tempo para a agência e seus clientes, que passam a contar com um arrojado modelo de gestão, uma nova Central de Relacionamentos, desenhada para um atendimento de excelência, produtos e serviços de qualidade. Em 2016, a sólida parceria entre a CNBB e a Parresia pode ser comprovada mais uma vez, através do lançamento da nova marca da Pastoral da Comunicação (PASCOM Brasil), do Portal PASCOM, além da execução de todo o material de comunicação para o 5º Encontro Nacional da PASCOM, realizado em julho, em Aparecida. O evento contou ainda com a participação do diretor da agência entre os palestrantes.

2015

O aumento na carteira de clientes e a implantação de novas metodologias imprimem um novo ritmo de trabalho à equipe Parresia, que mantém o foco no atendimento de excelência e na comunicação eficiente. A reestruturação interna proposta para aquele ano envolveu consultoria externa, estudos, contratações, análises dos fluxos de trabalho, relocação de pessoal, metas e outras mudanças. O resultado seria um novo modelo de gestão, com implantação prevista para 2016. Mesmo com propósitos de organização interna, a Agência esteve presente em importantes eventos, como a 53ª Assembleia dos Bispos e Encontro dos Presbíteros, em Aparecida do Norte, e participou, pela primeira vez da Expo Católica (SP), tendo o stand muito visitado e comentado pelo público. No final do ano, uma decisão de grande impacto para Agência e profissionais: era chegada a hora de transferir a sede da Parresia para um grande centro, que oferecesse melhores condições de logística e expansão. Na celebração em ação de graças por seus cinco anos, a liturgia refletia sobre a autoridade com a qual Jesus conduz sua missão. Ao meditar sobre essa passagem na vida de Jesus, fortaleceu-se, na Parresia, a convicção de assumir com ousadia a profissionalização da comunicação católica: “As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade.” Lc 4, 32

2016

No dia 4 de janeiro, a Parresia abre suas portas no Centro Empresarial Praia da Costa, na cidade de Vila Velha (E.S). É o início de um novo tempo para a agência e seus clientes, que passam a contar com um arrojado modelo de gestão, uma nova Central de Relacionamentos, desenhada para um atendimento de excelência, produtos e serviços de qualidade. Em 2016, a sólida parceria entre a CNBB e a Parresia pode ser comprovada mais uma vez, através do lançamento da nova marca da Pastoral da Comunicação (PASCOM Brasil), do Portal PASCOM, além da execução de todo o material de comunicação para o 5º Encontro Nacional da PASCOM, realizado em julho, em Aparecida. O evento contou ainda com a participação do diretor da agência entre os palestrantes.

HenrichQuem Somos